Temos que relembrar os 500 anos de nossa historia política , cultural e econômica que nasce de uma colonização de exploração .
A nossa moral foi todo construída pelo Eurocentrismo e os Dogmas Católicos , lembrando que , com os portugueses vieram os Jesuítas . A historia das nossas diretrizes educacionais começa na verdade , envolta em pressupostos de Catequização . È bem verdade que conseguimos evoluir , vencemos alguns paradigmas , mais definitivamente não resolvemos o problema do analfabetismo em nosso país . Evidentemente, os negros, os índios, ciganos e tantas outras etnias foram discriminados durante séculos em nosso país e no mundo em geral. Mas, parece que estão querendo reparar um erro que ocorreu segundo o contexto da época, e assim, pretende-se voltar à história como se isso fosse possível., O fundamental na educação é priorizar o conhecimento. Educação como o próprio nome já diz; é o Saber. Sendo assim, o fundamental é que todos tenham oportunidades iguais, porém, priorizando o Saber e não dando oportunidades segundo a cor da pele ou a divida histórica de nossos antecessores. È claro que fica claro que o governo apenas quer fazer uma maquiagem , pois não podemos deixar de analisar a história ; em pleno século XXI está se trazendo de volta o preconceito entre os povos criando vários grupos de pessoas diferentes e assim, privilegiando uns e discriminando outros, como se a sociedade moderna tivesse culpa do que a história escreveu nos tempos de nossos pais e avós, bisavós, etc.
Analisamos o que se está pretendendo fazer quanto às universidades federais. Ao invés de melhorar o ensino básico, fundamental e médio da rede pública para que todos os estudantes sejam da escola pública ou privada tenham condições iguais para prestarem vestibulares, está se pretendendo dividir as vagas em 50% para os alunos da rede privada e outros 50% para os da rede pública. Mais evidentemente não podemos negar que essas pessoas , cuja historia foi construída sobre uma laje de desigualdades sociais , desigualdades políticas e verdadeiras ditaduras econômicas , não podem e não devem pagar pelos 30% de nossa população que vivem (diga-se de passagem , sem culpa) em um país criado somente no imaginário deles . Machado de Assis , diz , com muita propriedade o seguinte : UM PAIS SE FAZ COM HOMENS E LIVROS . Eu acredito nisso , acho que a nossa evolução social se fará exatamente na Educação da Sociedade . Não a Educação de uma classe privilegiada , pois esta a lei já garante , mais a Educação dos que vivem a margem de nossa sociedade , dos excluídos , dos negros , dos índios, dos ciganos . Por todo esses pressupostos SOU TOTALMENTE A FAVOR DO SISTEMA DE COTAS , NÃO POR ENTENDER QUE SEJA A SOLUÇAO , SEI PERFEITAMENTE QUE É APENAS UMA MAQUIAGEM , MAIS POR TEM A CONVICÇAO DE QUE É SOMENTE O PRIMEIRO PASSO DE TANTOS OUTROS QUE HÁ DE VIR , PARA QUE POSSAMOS ENFIM SER O QUE O MUNDO ENTENDE DE NÓS . UM PAÍS DE FUTURO .
Nenhum comentário:
Postar um comentário