quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Locke e a Formação do Gentil Homem

LOCKE : a formação do gentil homem - Embora vivendo no século XVII , o inglês John Locke ( 1632 – 1704) exerceu influencia muito grande nos séculos seguintes , de modo que não vamos aqui nos restringir a exposição do seu pensamento pedagógico , expresso em Pensamentos sobre a educação . Isso porque a própria compreensão dessas idéias depende da teoria do conhecimento expressa por ele no ensino sobre o entendimento humano e da sua teoria liberal apresentada nos dois tratados sobre o governo.
O empirismo de Locke – Locke sofre influencia do pensamento cartesiano ao procurar investigar “ qual é a essência , qual a origem , qual o alcance do conhecimento humano”. Critica as idéias inatas de Descartes , afirmando que a alma é como uma TÁBULA RASA ( uma tabua onde não há inscrições ) , uma cera onde não há nenhuma impressão sensível . Se houvesse idéias inatas , as crianças já as teriam , e não é isso o que ocorre : é pela educação que elas desenvolvem a razão . Segundo Locke , há duas fontes possíveis para nossas idéias : a sensação e a reflexão . A sensação resulta da modificação feita na mente por meio dos sentidos . A reflexão é a percepção que a alma tem daquilo que nela ocorre. Portanto , a reflexão se reduz apenas a experiência interna do resultado da experiência externa produzida pela sensação . Isso significa que Locke não deprecia o trabalho da razão mas , ao contrario dos racionalistas como Descartes , considera a experiência fundamental , estando o trabalho posterior da razão a ela subordinado .
As idéias liberais – LAISSEZ FAIRE , LAISSEZ PASSER ET LE MONDE VA DE LUI-MÊME ( DEIXAR FAZER , DEIXAI PASSAR E O MUNDO MARCHA SOZINHO ) . O liberalismo é uma teoria política e econômica que exprime os anseios da burguesia . Os pensadores do século XVII pregavam essencialmente o fim da intervenção do Estado na vida particular dos indivíduos e na vida publica . Assim, criticavam o mercantilismo , propondo o fim da interferência estatal na economia . A primeira corrente critica a política mercantilista surge na Franca e contava com os pensadores de renome como François Quesnay , o marques de Mirabeu , Dupont de Nemours e Robert Turgot . Esse grupo ficou conhecido como a escola fisiocrata da teoria econômica. Locke foi o primeiro teórico liberal . Presenciou na Inglaterra as lutas pelas deposição dos Stuarts , tendo se refugiado na Holanda por questões políticas . De lá , regressa quando , vitoriosa a Revolução de 1688 , Guilherme de Orange é chamado para consolidar a nova monarquia parlamentar inglesa . O ponto de partida do pensamento político de Locke é a teoria contratualista: o que torna legitimo , o poder do estado é um pacto originário , feito entre homens que , no estado natural , seriam livres , iguais e independentes . Como a vida é impossível nesse estado , já que os riscos das paixões e da parcialidade são muito grandes ( cada um é juiz em causa própria ) as pessoas consentem em instituir um corpo político . O ponto de partida de Locke é que os direitos naturais dos homens não desaparecem em conseqüência desse consentimento , mais subsistem para limitar o poder do soberano. Um dos aspectos progressistas do pensamento liberal reside na exigência da origem democrática e parlamentar do poder político , que não deve ser determinado pelas condições de nascimento ( como na ordem feudal) , mais deve ser alcançado através do voto . A teoria liberal se apresenta como democrática . inclusive porque Locke tem um conceito muito amplo de propriedade , que significa “tudo que pertence “ a cada individuo , ou seja , sua vida , sua liberdade e seus bens . Isto quer dizer que todos os homens são proprietários e , mesmo aqueles que não possuem bens , dispõem de sua vida e de seu corpo . No entanto , é inevitável encontrar na raiz do liberalismo o elitismo resultante desse enfoque puramente formal de uma natureza humana abstrata : por que na situação concreta da vida dos cidadãos , somente aqueles que tem propriedade , no sentido restrito de fortuna , terão maior participação na sociedade e maiores condições de desenvolvimento da cidadania . O pensamento liberal de Locke , divulgado no final do século XVII , teve importância muito grande no século seguinte quando ocorrem as lutas de emancipação colonial nas Américas e a Revolução Francesa .
As idéias pedagógicas de Locke – Alem de teórico da educação Locke exerceu a função de preceptor do filho do Conde de Shaftesbury . Suas principais linhas da pedagogia são : Lamenta a excessiva preocupação com o latim e o descaso com a Língua vernácula e o calculo , considera importante o estudo de contabilidade e escrituração comercial , numa preparação mais ampla para a vida pratica , sua pedagogia realista recusa a teórica e os excessos da lógica , e propõe o estudo de historia , geografia , geometria e ciências naturais . Valoriza a educação física e , sendo ele próprio medico e de saúde frágil , da inúmeros conselhos para o fortalecimento do corpo , a ampliação da resistência e o autodomínio . Para ele , o jogo é um excelente auxiliar da educação como exercício físico , e também como desafio e possibilidade de superação dos próprios limites .
Recomenda , enfim , a aprendizagem de algum oficio , como jardinagem ou carpintaria , o que não nos deve levar a considerá-lo um pedagogo que valorize o trabalho manual como tal , mas apenas como necessidade de desenvolvimento de uma atividade qualquer , dentro da perspectiva de uma escola ativa . Os fins da educação , para Locke , se acham na formação do caráter , considerado muito mais importante que a formação puramente intelectual , embora esta não seja absolutamente descuidada . Na verdade , Locke considera fundamental o tríplice desenvolvimento : físico , moral e intelectual , característicos da formação do GENTLEMAN . Percebe-se de certa forma , o dualismo que persistira nos séculos subseqüentes , quando toda discussão em torno da educação terminará por considerar , necessário oferecer a classe dominante uma formação diferente e superior aquela que é dada ao povo em geral . Eis ai a visão aristocrática da pedagogia lockiana . Ao contrario de Comêncio , Locke não anseia pela universalização da educação . È diferente a formação daqueles que deverão governar e daqueles que serão governados.
Fénelon : a educação feminina – Num tempo em que é aberta a discussão a respeito das liberdades individuais e do papel que a educação representa para a sua consecução , torna-se quase inevitável tratar da formação feminina . Mas não exageremos . A perspectiva sob a qual essa educação é enfocada não aborda a mulher como individuo autônomo , mas antes como apêndice em um mundo essencialmente masculino .
Vives , Erasmo e Comêncio já tinham se referido á necessidade de se cuidar um pouco mais da educação feminina , Vives chegou , a escrever uma obra especial a respeito . No século XVII m o bispo Fenelon ( 1651-1715) retoma a temática e escreve a “a educação dos jovens “. Fenelon , viveu no tempo de Luis XIV da Franca , conhecido como Rei Sol , e foi preceptor de um dos seus netos . Vivendo na corte , observa com atenção a superficialidade e frivolidade das mulheres , geralmente muito dadas a mexericos e ações tolas . A maioria é semi-analfabeta e algumas , precariamente instruídas , tem a intolerável afetação típica da cultura mal digerida . Fénelon considera que tais defeitos advêm da falsa educação . Determina a educação alegre , mais baseada no prazer que no esforço , pelo qual as mocas tenham uma instrução geral : gramática , poesia , história e leitura selecionadas de obras clássicas e religiosas . Na mesma época , em 1686 , Madame de Maintenon , mulher de Luis XIV , funda o colégio de Saint –Cyr . Ali ingressam meninas entre 07 e 12 anos , permanecendo ate os 20 . Esse internato pretendia ser a alternativa , secularizada aos conventos femininos existentes , excessivamente rigorosos na disciplina moral e negligentes na formação intelectual . Após 06 anos de funcionamento , perde suas características liberais mais , mesmo assim , continua sendo uma das mais importantes escolas francesas para moças , ate advento da Revolução .
CONCLUSAO
A expressão Idade das trevas surgiu na era moderna para designar mais de mil anos de vida européia , desde a decadência e a fragmentação do Império Romano ate o Renascimento . Era como se as luzes da Antiguidade Clássica fossem apagadas , para ser acessas muitos séculos depois pelos autoproclamados herdeiros da cultura greco-romana . Mais não foi bem assim . Mesmo no período da migrações germânicas , as trevas jamais chegaram a reinar absolutas . Desde o século VI , os mosteiros ajudaram a preservar textos de autores pagãos e dos primeiros pensadores da cristandade , Dois séculos depois pelos autoproclamados herdeiros da cultura greco-romana .
Mais não foi bem assim . Mesmo no período das migrações germânicas , as trevas jamais chegaram a reinar absolutas . Desde o século VI , os mosteiros ajudaram a preservar textos de autores pagãos e dos primeiros pensadores da cristandade . Dois séculos mais tarde , muitos eruditos cristãos trocaram os mosteiros pela corte de Carlos Magno . Ali desenvolveram-se uma atividade cultural intensa , que deu ao período a designação de Renascimento Carolíngio . Também a partir do século VIII , o domínio mouro na península Ibérica ajudou a difundir na Espanha Ocidental textos de autores greco-romanos traduzidos para o árabe . O intercâmbio entre os eruditos muçulmanos e cristãos aumentou nos séculos XI e XII , com as Cruzadas . E a criação das primeiras universidades , no final da Idade Media , abriu novos espaços para a difusão do conhecimento . A curiosidade intelectual ia além dos círculos eruditos . Pesquisas históricas recentes examinam as transformações do mundo feudal no tocante ao universo simbólico da sociedade , principalmente dos mercadores . O exemplo fora dado por um mercador medieval veneziano chamado Marco Pólo , que percorrera o Oriente e contara suas experiências no Livro das Maravilhas . Segundo o historiador Jacques Le Goff , essas pesquisas apontam para uma nova problemáticas : a questão da universalidade . O homem tinha interesse em captar o universo e descobrir o lado oculto do cotidiano e mentalidade . Coube aos humanistas , como foram chamados os homens ligados a renovação da filosofia , da ciência e da literatura na modernidade , enfatizar a complexidade das transformações ocorridas na Europa Ocidental a partir do século XII . Com isso , tornaram o movimento renascentista não um movimento isolado , mas um dos elos de uma vasta cadeia que assinalou a transição da Idade Media para a Idade Moderna .

O CONCEITO DE RENASCIMENTO SIGNIFICA UM PROCESSO SOCIAL TOTAL , ESTENDENDO-SE DA ESFERA SOCIAL E ECONOMICA ONDE A ESTRUTURA BASICA DA SOCIEDADE FOI AFETADA ATE O DOMINIO DA CULTURA , ENVOLVENDO A VIDA DE TODOS OS DIAS E AS MANEIRAS DE PENSAR , AS PRATICAS MORAIS E OS IDEAIS ÉTICOS , QUOTIDIANOS , AS FORMAS DE CONSCIENCIA RELIGIOSA , A ARTE E CIENCIA (...)
Hellre , Agnes . O homem do Renascimento .
Lisboa , editorial Presença

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