quinta-feira, 7 de agosto de 2008

A evolução da Educação

A educação no século XVII
No século XVII , continuam os esforços de institucionalização da escola , com uma legislação referente à obrigatoriedade , programas , níveis e métodos . Mas o monopólio das escolas ainda pertence à Companhia de Jesus . Em 1615 os jesuítas possuem 572 colégios espalhados pelo mundo , serão 769 em 1705 . Apesar de organizados e competentes , eles representam o ensino tradicional escolástico com ênfase no latim e na retórica e desprezo pelas ciências e pela filosofia moderna . A orientação Moderna , tem um pressuposto realista . O realismo ( do latim , res = coisa ) pedagógico , ao considerar que a educação deve partir da compreensão das coisas e não das palavras , exigirá uma nova didática . Nesse trabalho de instauração da nova escola se empenham educadores leigos e religiosos .
A educação pública
Escolas surgiram na Alemanha , por inspiração da Reforma , estas tendiam a buscar a universalização do ensino elementar , tem em vista a divulgação religiosa . No século XVII continua a existir essa tendência , que se contrapõe , portanto , ao ensino elitista dos jesuítas , predominantemente centrado no nível secundário . Em 1619 o ducado de Weimar regulamenta a obrigatoriedade escolar para todas as crianças de 06 a 12 anos . Em 1642, o Duque de Gotha legisla não só a respeito da educação primaria obrigatória , como também quanto aos níveis , horas de trabalho , exames regulares e inspeção . A seguir , em outras localidades surgem preocupações desse tipo , inclusive quanto à necessidade da formação de mestres . A guerra de trinta anos ( 1618-1648) , dificultou a efetiva realização de tais projetos , mais os alemães conseguem , na Europa , os melhores resultados , no que se refere à Educação Publica . Na Franca , dentro do ideal de escola publica , podemos destacar o trabalho do Abade Charles Démia ( 1636 -1689) , que em 1666, publica um livro defendendo a necessidade da educação popular . Sob sua influencia e direção foram fundadas diversas escolas gratuitas para crianças pobres , inclusive um seminário para a formação de mestres . Segundo o pedagogo francês Compayré , essas escolas visavam instrução religiosa , disciplinar e de trabalhos manuais , de tal modo que as “escolas vinham a ser agencias de informação ou lugares de mercado em que as pessoas abonadas pudessem ir buscar servidores domésticos ou empregados comerciais ou industriais “ . Ora , isso ocorre justamente na cidade francesa de Lyon , importante centro fabril e mercantil ( necessitada , pois , de mão de obra com certa instrução ) e palco de freqüentes revoltas operarias ( e portanto , exigindo maior ação disciplinar ) . Ainda na Franca , outra tentativa importante de instrução elementar gratuita para os pobres é levada a efeito por João Batista de lá Salle que , em 1684 , funda o Instituto dos Irmãos das Escolas Cristas . Sua obra , espalha-se nos séculos seguintes pelo mundo , ampliando a áreas de ação pedagógica para o ensino secundário e superior e também para a formação de professores . La salle privilegia o francês em detrimento do latim e prefere lições praticas para os alunos , divididos em classes e separados por níveis de dificuldade .
Congregações – Os oratorianos , da Congregação do Oratório , fundada em 1614 , cuidam da educação de crianças ricas . Foram opositores constantes do sistema jesuítico e os subsistem de certa forma , quando a companhia de Jesus é dissolvida .
Dentro do espírito moderno , os oratorianos aceitam a influencia das novas ciências e da filosofia cartesiana : ensinam francês e outras línguas modernas , alem do latim , estudam historia e geografia com o uso dos mapas , encorajam a curiosidade e utilizam um sistema disciplinar brando . Outro grupo também se opõe ferrenhamente aos jesuítas é o jansenistas , desejosos de promover uma reforma moral e espiritual na Igreja Católico . Inspirados por Jansenio , retomam os temas agostianos de graça e do pecado , assumindo posições polemicas que culminam com a extinção do movimento em 1661 . Dentre seus seguidores destaca-se o filosofo Blaise Pascal . Os jansenistas se reúnem na Abadia de Port-Royal , perto de Paris . A partir de 1646 , sob a direção de Saint-Cyran , os chamados “solitários de Port-Royal organizavam as famosas pequenas escolas . Em um período inferior a vinte anos , essas escolas desempenham importante papel na formação de lideres para a Igreja e o Estado .Influenciados por Santo Agostinho , os jansenistas consideram a natureza humana intrinsecamente má . Por isso , julgam que a finalidade da educação é impedir o desenvolvimento da natureza corruptível . O numero de alunos em cada classe deveria ser expressivamente pequeno , a fim de que a vigilância fosse constante e segura . Apreciam a filosofia de Descartes e escrevem manuais de lógica ( conhecida como lógica de Port-Royal ) , valorizando a racionalidade enquanto necessidade de rigor e clareza de idéias capazes de auxiliar o homem no combate as paixões . PARA ELES A RAZAO NÃO É NADA SEM A GRACA DIVINA , sem a fé .
O ensino do francês deve preceder o latim , e são evitados , o verbalismo , a memorização e a erudição estéril , com franca oposição aos métodos jesuítas . Usam com freqüência mapas e ilustrações , utilizam também o método fonético na aprendizagem da leitura , ensinando as crianças a conhecer as letras somente pela pronuncia real e não pelos nomes com os quais são designadas .
As academias – As academias surgem no século XVI , mais ainda não são escolas institucionalizada , mais visam atender aos interesses da nobreza na formação “cavalheiresca” de seus filhos . No século XVII é intensificada a procura dessas academias , justamente por que representam uma necessidade no momento de transição entre a velha escola tradicional , que não atende aos seus interesses , e a implantação da escola mais realista . Neste século surgem um outro tipo de estabelecimento de ensino , as academias cientificas . Devido ao progresso da ciência , e estando as universidades decadentes ( exceto as da Alemanha ) , os cientistas se associam para a troca de experiências e publicações . São importantes a Academia de Ciências ( 1660 ) da qual participaram Descartes , Pascal e Newton , a Real Sociedade de Londres ( 1662) e a Academia de Berlim ( 1700) .
A PEDAGOGIA REALISTA
O pensamento da Idade Moderna é constantemente perpassado por questões epistemológicas , ou seja , questões referentes ao problema do conhecimento , e que se orientam em duas tendências conhecidas como racionalismo e empirismo .
Decartes foi o principal representante do racionalismo , ao analisar o processo pelo qual a razão atinge a verdade , usa o recurso da duvida metódica . Começa duvidando de tudo : afirmações do senso comum , argumentos da autoridade , testemunho dos sentidos , informações da consciência , verdades deduzidas pelo raciocínio , realidade do mundo exterior e realidade do seu próprio corpo . Se duvido , penso : PENSO , LOGO EXISTO ( COGITO , ERGO SUM ) .Em outra direção se orienta o pensamento de Locke , da corrente empirista . Para ele , não há idéias inatas , e nada esta no espírito que não tenha passado , primeiro pelos sentidos . A palavra empirismo vem do grego empeiria , que significa experiência . O empirismo , portanto , ao contrario do racionalismo , enfatiza o papel da experiência sensível no processo do conhecimento . Na linha empirista também encontra-se o filosofo inglês Francis Bacon ( 1561-1626) , que valoriza a indução insistindo na necessidade da experiência , Critica o caráter estéril da lógica aristotélica , predominantemente dedutivista . Bacon começa pela denuncia dos preconceitos e falsas noções que dificultam a apreensão da realidade , derivados dos vícios de linguagem , do costume , das tradições filosóficas e cientificas e das relações entre os homens . Comêncio – Ensinar , tudo a todos . Quando nos referimos a questão do método , foi para ressaltar a importância desse processo de elaboração do conceito da escola moderna : se há um método para conhecer corretamente , existe método para ensinar de forma mais rápida e mais segura . È esse o empenho de toda a vida de João Amós Comêncio ( 1592-1670) , nascido na Moravia , o maior educador e pedagogo do século XVII . Produz uma obra fecunda e sistemática , cujo principal livro é a DIDATICA MAGNA . Um dos capítulos desse livro , chama-se sugestivamente , “como se deve ensinar e aprender com segurança , para que seja impossível não obter bons resultados “ . Outro é “bases para rapidez do ensino , com a economia de tempo e fadiga “ . De fato Comêncio pretende tornar a aprendizagem eficaz e atraente mediante cuidadosa organização . Ele próprio se empenha na elaboração de Manuais , o que constitui uma novidade . O ponto de partida da aprendizagem deve ser sempre o conhecido : ir do simples para o complexo , do concreto , para o abstrato . No livro Orbis-pictus , “ o mundo das coisas visíveis em figuras “ , Comêncio elabora um texto em que cada passo é relacionado com figuras . A obra de Comêncio tem outra característica , típica do ideal enciclopédico do século XVII : ele quer ensinar tudo a todos “ atingir o ideal da pansofia ou sabedoria universal . Comêncio pensa ser possível fazer o inventario metódico dos conhecimentos universais de modo que , desde o ensino elementar , o aluno possa ter um conhecimento geral e integrado , ainda que simplificado . Depois nos outros níveis , esse saber é aprofundado gradualmente de maneira a tornar possível a analise critica e a intervenção , pois a verdadeira educação deve levar o aluno a ser capaz de pensar por si mesmo , não ser “ simples espectador , mas ator “ . Só assim haverá progresso intelectual , moral e espiritual capaz de aproximar mais o homem de Deus . Para Comêncio , o complemento de sua PANSOFIA é a aspiração democrática do ensino , ao qual todos devem ter acesso , sejam de homens ou mulheres , ricos ou pobres , inteligentes ou ineptos . Já percebe-se o caráter inovador do pensamento de Comêncio , que tem mesmo um sabor muito atual .

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