CARTA
ABERTA - III CONAPIR: a farsa da inclusão.
A
diferença entre o historiador e o poeta, Sancho, é que o historiador conta-nos
a historia como ela foi, e o poeta como ela deve ter sido (Cervantes)
Venho
através de este denunciar um acontecimento no Rio Grande do Norte. A plenária que ocorreu aqui no dia 30 de
agosto de 2013 e que não FOI homologada PORQUE NENHUM DOCUMENTO FOI
ENVIADO, SOUBE DENTRO DA OAB HOJE e vou expor aqui meus argumentos que
tenho certeza serão de suma importância para a compreensão de tudo que ocorreu
aqui no Rio Grande do Norte.
Nas
conferencias REGIONAIS FORAM 05 ciganos eleitos delegados EM Apodi e João CâmarA.. Ao todo 09 delegados.
Entre Parnamirim , João Câmara e Apodi..
Essa
dita plenária ocorreu dois dias antes da então marcada Conferência Estadual no
Rio Grande do Norte, na capital de Natal , o cancelamento decretado em diário
Oficial da Governadora do Estado.
No
dia da Conferência Regional os ciganos de Apodi e Macau participaram e fizeram
parte da mesa dando seus depoimentos e se fazendo conhecer através de suas
lideranças para o Estado Brasileiro e para o Estado Norte-Riograndense ( este
jamais esteve no Rancho de Apodi) que através da Seppir reconhece os seus direitos e suas identidades
projetando portando para as políticas públicas as demandas de cada comunidade
cigana do Brasil.
Acho
extremamente importante esse movimento principalmente quando trata de apoderar
os ciganos de rancho (aqui não somente me referindo a barracas) semi
sedentários ( como é o caso do RN) que precisam ter suas falas escutadas pelo
governo. Portanto a fala
sempre terá que ser do cigano. Muito me preocupa a entrada de não
ciganos no movimento que bem recente ainda toma forma e cor.
Principalmente
porque nas duas comunidades que ficaram de fora por uma eventualidade terrível
e uma falta de organização total de quem após o decreto do cancelamento tomou
as rédeas, a sociedade cível, que a meu ver não participou do processo iniciado
nas Conferências Regionais, portanto que nenhuma competência teria para isso.
Foram convocados ( os delegados de
Apodi e Macau) para a plenária do dia
30, NO DIA 29 ÀS NOVE HORAS DA NOITE, onde
existem DUAS ESCOLAS DE ALFABETIZAÇÃO DOS CIGANOS: ESCOLA AMÉLIA TARGINO EM
APODI E ESCOLA GONZAGA CARNAÚBA EM MACAU cuja AS DUAS PROFESSORAS SÃO CIGANAS:
GLAUBIA CALIN E MONALIZA CARNAÚBA. DIANTE DA CONFIRMAÇÃO DA PLENÁRIA FEITA
POUCAS HORAS ANTES DE SE REALIZAR FICOU inviável o comparecimento, que não foi previamente orquestrado e
organizado para a ida do povo Calon.
MACAU FICA A DUAS HORAS DE DISTÂNCIA (
DE TAXI LEVA 03 HORAS) E APODI A CINCO
HORAS DE DISTÂNCIA. SEQUER TAXI CONSEGUIRIAMOS AQUELA ALTURA DOS
ACONTECIMENTOS.
Acho
extremamente “perigoso” para a inclusão dos Ciganos uma plenária sem nenhum
aval jurídico ( se não havia todos presentes, isto é se não havia “importância
“ porque então os custos para o Estado das Regionais ? e porque foram as
comunidades convocar o povo tradicional ?
) , sem a presença dos DELEGADOS
ELEITOS NAS REGIONAIS e com uma mesa conduzida por uma pessoa que foi condenada
por apropriação indébita e falsidade ideológica. Uma afronta as etnias que não
puderam estar presentes como os Delegados Ciganos de Macau e Apodi e os Indígenas
que também não estiveram presentes pelo mesmo motivo ( apenas 3 ) e a população
jovem cujo nenhum delegado participou.
O
cancelamento do Evento em Natal-RN e falta de organização para o transporte da
maioria deles de seus municípios para a capital com informações desencontradas
de quem tomou as rédeas da situação é o maior engodo da inclusão.
A
única comunidade Cigana que participou foi a de Parnamirim, cujo líder é também
delegado, Não houve outra presença de delegados eleitos nas Regionais CIGANOS.
Quero lembrar que Parnamirim FICA A 15 MINUTOS DE NATAL, portanto por esse
motivo estiveram presentes.
É
inaceitável uma situação dessas, onde Macau e Apodi ficaram de fora mediante um
golpe extremamente orquestrado para que alguns não participassem. É exatamente
isso que o povo CIGANO ELEITO nas regionais está convicto.
É
lamentável ter elaborado esta carta para expor situações que a meu ver beira a
loucura onde o Estado Brasileiro apesar de suas tentativas de inclusão ainda
desconhecem por completo a COMPLEXIDADE DO POVO CIGANO e mais perigoso ainda,
desconhecem totalmente o movimento que não é circular dos MOVIMENTOS SOCIAIS.
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